Fazendo um doce

Fazendo um doce

Share this post

Fazendo um doce
Fazendo um doce
A Pavlova do Jamie Oliver

A Pavlova do Jamie Oliver

Otavia Sommavilla's avatar
Otavia Sommavilla
May 21, 2025
∙ Paid
12

Share this post

Fazendo um doce
Fazendo um doce
A Pavlova do Jamie Oliver
Share

Acredita que eu vou falar de Chefs Table de novo? Pois é, esta temporada Legends tá rendendo muito assunto. Depois da Alice Waters, chegou a vez de mergulhar um pouco mais na história do Jamie Oliver.

Na semana anterior ao dia das mães, eu postei o Molten cheesecake dele ( com algumas modificações ) e foi um sucesso. Lembrei que eu tinha uma edição linda do “Confort Food”, um livro que ele fez já há algum tempo sobre comidas deliciosamente caseiras ( e que na minha opinião é um dos trabalhos mais autênticos do chef, junto com o “Jamie’s Italian”). Página depois de página, comecei a ter várias ideias .

De repente, inspirada pela série me peguei relendo e consultando todos os livros que eu tenho do chef. Confesso que fui bem impactada pelo episódio dele. Com aquela produção belíssima que tornou a série um sucesso, o próprio Jamie compartilha sua trajetória, entrecortada por depoimentos tão relevantes como o do ex Primeiro Ministro Tony Blair.

A honestidade de Jamie é um conforto, deixa tudo muito real. Ele começa narrando uma infância feliz, porém marcada por uma dislexia gravíssima e nunca diagnosticada, que fazia com que ele fosse rotulado como inútil, preguiçoso ou problemático. Sua redenção desde cedo foi na cozinha, já que os pais eram proprietários de um pub, onde ele começou conquistando suas primeiras mesadas lavando louça aos 8 anos de idade. A passagem para o fogão foi uma questão de tempo, e ele conta que foi aquele ambiente intenso e caótico, mas para o qual ele sempre teve talento, que salvou sua adolescência e juventude. Se durante a semana ele era apenas um menino medíocre na escola, nos finais de semana encontrava pertencimento, se sentia útil e ganhava o reconhecimento do seu pai.

Ao longo do episódio ele volta ao tema da dislexia outras vezes, e conta como foi difícil elaborar seu primeiro livro. Ele nunca anotava nada. Algumas das suas receitas ou fichas técnicas não passavam de desenhos em guardanapos de cozinha ( que funcionavam para ele). Na época, ele já estava envolvido em um programa de TV, e o sucesso começava a acenar, mas não existia uma equipe de profissionais para direcionar seu trabalho. Ele conta que sua dificuldade com a escrita era tamanha que teve que usar um gravador para explicar como eram suas receitas, que posteriormente foram transformadas nos textos do livro.

Keep reading with a 7-day free trial

Subscribe to Fazendo um doce to keep reading this post and get 7 days of free access to the full post archives.

Already a paid subscriber? Sign in
© 2025 Otavia
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start writingGet the app
Substack is the home for great culture

Share