Babka
Eu AMO cafe da manhã. Acho que posso dizer que é minha refeição preferida, e todo dia sou eu quem faz o cafe aqui em casa. Acordo meia hora mais cedo só para isso, e talvez por eu gostar, temos o hábito de sentar e comer mesmo, nada de tomar aquele cafezinho e sair correndo…
De vez em quando invento umas receitinhas para deixar o café mais gostoso. Foi o caso da panqueca de banana, que já ate virou post no insta e que por anos era feita todo santo dia por aqui.
Fazia um tempo que estava achando o café meio monótono. Enjoamos da panqueca, ninguém queria mais tapioca e embora estejamos em uma fase leite vegetal e muesli, já estava dando vontade de alguma coisa diferente que fosse no mínimo, maravilhosa!
Por acaso pesquisando imagens de cozinha para a seção do #sonhodecozinha que posto sempre no começo da semana, vi uma bandeja com uma Babka de chocolate que me fez salivar… Pronto! Receita encontrada e ela tem tudo a ver com café da manhã.
A Babka é um maravilhoso pão doce de origem judaica polonesa, que embora esteja por ai por mais de 200 anos, está cada dia mais popular e naquela onda de panificação que rolou na pandemia, foi uma das receitas que mais se destacou.
Eu conheci a Babka em Nova York, onde ela é extremamente popular, e logo aprendi que ela pode ter estilos diferentes. As vezes a massa é quase como a de croissant, super folhada, e outras vezes está mais para um brioche. De toda forma, nos dois casos, prepare-se para usar manteiga em profusão…
Aqui eu escolhi fazer a versão mais “brioche", com uma massa ultra macia e ligeiramente laminada ( fiz uma única dobra).
Outro detalhe bacana é que a Babka permite uma enorme variação de sabores. As mais populares hoje são feitas com chocolate, mas na origem, a receita pedia especiarias e podemos acrescentar frutas secas e o que mais você inventar. Juro que adoraria testar uma versão doce de leite com coco!
Massa:
500 g de farinha de trigo
100 g de açúcar
10 g ( ou 1 envelope) de fermento biológico seco
1 pitada de sal
250 g de leite integral
1 ovo
1 gema
150 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
Misture a farinha, açúcar, sal e fermento seco em um bowl. Reserve.
Na tigela da batedeira coloque o leite, o ovo, a gema e misture. Coloque o gancho. Acrescente a mistura de farinha e deixe bater em velocidade baixa até que se forme uma massa que descola da tigela da batedeira e que esteja bem homogênea.
Acrescente a manteiga aos poucos, sempre batendo e deixe a massa bater até que toda a manteiga tenha sido incorporada à massa. A massa ficará bem mole. Retire o excesso de massa que tenha ficado presa ao gancho, e deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Faça uma dobra na massa e deixe que ela descanse mais uma hora.
Divida a massa em duas porções, achate-as formando um quadrado e leve a geladeira embalado em plástico.
Depois de uma hora, retire a massa da geladeira e abra o quadrado formando um retângulo grande. Dobre um das pontas em direção ao centro, e em seguida a outra ponta, como se fechasse um envelope. Retorne a massa à geladeira por mais uma hora.
Abra a massa em um retângulo grande, tomando o cuidado de polvilhar rolo e bancada com farinha para não grudar.
Espalhe o recheio e enrole como um rocambole. Leve novamente a geladeira por pelo menos uma hora para que o recheio fique firme.
Retire o rolo de massa recheado da geladeira e com uma faca bem fiada, faça um corte horizontal dividindo o rolo em duas metades. Junte as pontas superiores do rolo, e entrelace as duas metades formando a Babka. Coloque em uma forma de pão de forma untada e deixe crescer até dobrar de volume.
Pre aqueça o forno a 180 graus e asse a babka por aproximadamente 45 minutos ate que esteja crescida e dourada.
Recheio de chocolate
160 g de chocolate meio amargo
40 g de chocolate ao leite
50 g de farinha de amêndoas
100 g de manteiga sem sal
60 g de mel
Para o recheio, derreta os chocolates em banho maria ou no micro ondas com a manteiga. Misture bem. Junte os demais ingredientes e utilize em temperatura ambiente.( Caso faça o recheio com antecedência, guarde-o na geladeira mas antes de utilizar coloque por alguns segundos no microondas para recuperar a consistência de espalhar.