Banana Bread, com cobertura de chocolate
Para começo de conversa, apesar do nome, de pão esta receita não tem nada. Banana bread é na verdade, bolo de banana, ao estilo americano. O nome é quase uma brincadeira com a receita que é de massa de bolo, mas tradicionalmente assada em uma forma de “loaf” (pão) e é servido cortado em fatias, tal como um bom pão caseiro.
Eu já gostava de receitas práticas, mas quando passei uma temporada em NY me apaixonei de vez por esta versão de bolo caseiro, que é extremamente simples de fazer e delicioso. Lá eu descobri que existem inúmeras variações, tanto de formato como de ingredientes, e todas tem em comum uma massa muito úmida, macia, e perfumadissima.
Um detalhe que conquista no Banana bread é o preparo: Ingredientes secos peneirados de um lado, banana amassada e demais ingredientes do outro. Basta misturar tudo, sem bater demais ( este é o segredo do sucesso) e voilà! Tá pronto seu banana bread.
Ele tem mais segredos interessantes: Sabia que o tópico “banana bread” é a receita mais buscada na internet nos Estados Unidos? Pois é, mais popular que o bagel, o donut e até mesmo o hambúrguer. Quando eu descobri isso fiquei intrigada em descobrir porque uma receita com um ingrediente que nem tem nos EUA pode ser tão popular por lá. Depois de muito pesquisar, cheguei a conclusão que a explicação, assim como em tantos outros assuntos gastronômicos, é cultural.
Tudo começa por volta de 1930. Na época, bananas já estavam disponíveis no mercado americano, e já faziam sucesso. Veio a Grande Depressão, e com a crise, qualquer quantidade de comida se tornou preciosa e tudo era aproveitado até o fim. Nesta época começaram a surgir receitas que usavam cascas, por exemplo, e jogar fora uma fruta só porque ela estava madura demais se tornou um sacrilégio. Bananas são deliciosas, mas chega um momento em que elas amadurecem demais e se tornam escuras, pegajosas e com cheiro bem forte. Mas não estão estragadas! O que fazer?
Keep reading with a 7-day free trial
Subscribe to Fazendo um doce to keep reading this post and get 7 days of free access to the full post archives.