Quando você pensa em “bolo caseiro”, ou “ bolo simples”, o que imediatamente vem à sua mente? Eu aposto que é a imagem de um bolo sem cobertura assado em uma forma redonda, em formato de anel, ou como dizem todos os cadernos de receitas de família, “ de buraco no centro”.
Mas você sabia que esta forma também é conhecida como “ Bundt” ? E a história por trás deste termo é recheada de ingredientes que amamos, como o acaso, pitadas de sorte, história e memórias afetivas. Mas eu conto daqui a pouco.
Antes disso eu quero falar do bolo de limão, título deste post.
Na semana passada fui conhecer um café novo , todo francês e comi um bolinho de limão que estava especial. Muito macio e deliciosamente úmido, mesmo sem nada de recheio, cobertura ou acabamentos complexos.Notei que ele tinha a superfície literalmente molhadinha, como se tivesse sido embebido em uma calda de limão… Fiquei morrendo de vontade de reproduzir a receita em casa, e se gostasse do resultado, porque não trazê-la na newsletter?
Pesquisando inúmeras versões acabei definindo que ele seria feito com uma massa amanteigada, e testaria embeber o bolo pronto em calda de limão.
Definida a técnica, refinei o sabor. Eu amo limão siciliano, mas os limões cravo estão na época e eu também adoro! Acabei misturando ambos e fiquei super feliz com o resultado . ( E se você está se perguntando o que são aquelas rodelas de cor laranja na foto de abertura, acabou de descobrir! Limão cravo, meu bem! Lógico que se você não achar, não tem problema. Pode inclusive misturar limão e laranja, também fica divino.
Há várias formas de deixar uma massa de bolo com sabor de limão, mas eu entendo que a casca ralada é sempre mais sutil e traz a vantagem de não deixarmos a mistura excessivamente ácida, o que acontece se colocarmos suco. Eu prefiro caprichar na casca ralada na massa e completar a experiência com alguma cobertura ou, como neste caso, uma calda cítrica.
Para potencializar a presença da casca de limão, teste uma ideia que tinha visto há algum tempo: coloquei o açúcar da massa e as raspas de limão no processador de alimentos, e bati por alguns segundos, criando assim um açúcar já aromatizado ao limão, de forma mais intensa e ao mesmo tempo uniforme. Vale lembrar a dica mais importante quando usamos cascas de cítricos em receitas: nunca use a parte branca ,salvo raríssimas exceções. O ideal é ralar o limão no ralador girando a fruta para que apenas a parte superficial da casca seja ralada .
Esta massa fica bastante cremosa, e para acertar basta prestar atenção a dois detalhes fundamentais: primeiro, a etapa inicial de bater a manteiga com o açúcar por tempo suficiente, para que a mistura fique aerada, e na sequência, não bater a massa excessivamente na etapa final, quando incorporar farinha e iogurte.
Massa no jeito, que tal desvendar a história por trás deste nome engraçado?
Se você correu para o dicionário para tentar descobrir uma tradução para “Bundt”, já deve ter descoberto que não tem. Não se trata de uma palavra em inglês ( e nem em alemão), mas uma marca, criada pelos fundadores da Nordic Ware ( fabricante americano de formas e utensílios de cozinha que faz as formas de bolo mais desejadas da América…)
Com o objetivo de registrar e patentear o desenho da forma que eles criaram, a Nordic Ware acrescentou um “t” ao final da palavra Bund, criando o termo Bundt. A palavra alemã Bund pode significar “laço” ou “aliança”, o que alguns associam ao formato circular do bolo.
Há quem diga que o nome "bundt" é derivado do Bundkuchen alemão (que é chamado no sul da Alemanha e Áustria por Gugelhupf, e na Suíça por Gugelhopf), que é um bolo em formato de anel.
E porque a Nordic Ware decidiu fazer uma forma assim? A história fica ainda melhor: A empresa foi fundada por um casal com raizes europeias e logo no início se dedicou em fazer formas e utensílios que não eram encontrados nos Estados Unidos. Com este “ DNA”, não foi surpresa que um belo dia, lá pelos anos 60, eles tenham sido procurados por um grupo de mulheres de uma associação judaica, que encomendaram uma forma em forma de anel, pois gostariam de reproduzir algumas receitas antigas. A forma foi criada quase que sob medida, e diz a lenda que nos primeiros anos não vendeu muito bem. Tudo mudou quando uma dona de casa do Texas, participando do concurso de receitas da marca Philsburry ganhou o vice campeonato com uma receita de bolo de chocolate feita exatamente neste tipo de forma . A receita foi amplamente divulgada e de uma hora para outra todas as donas de casa americanas sonhavam com uma forma de “ Bundt cake” . As vendas decolaram, a empresa cresceu muito e até hoje são objeto de desejo.
Para a massa:
Casca ralada de 2 limões ( usei sicilianos)
400 g de açúcar
400 g de farinha de trigo
10 g de fermento em pó
2,4 g ( 1/2 colher de chá ) de bicarbonato de sódio
150 g de iogurte natural integral
4 ovos
220 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
Bata o açúcar com as raspas de limão no processador por alguns segundos .
Preaqueça o forno a 180 graus e em uma tigela limpa e seca, peneire farinha, fermento e bicarbonato. Reserve. Transfira o açúcar para a batedeira, junte a manteiga e bata com a pá por aproximadamente 5 minutos ou até a mistura ficar bem clara e aerada.
Quebre os ovos em um bowl e bata-os rapidamente com um garfo. Comece a despejar cuidadosamente na mistura de manteiga, com a batedeira ligada, de forma bem lenta, esperando cada porção dos ovos batidos ser absorvida no creme de manteiga . Desligue a batedeira.
Batendo com a mão, alterne a farinha peneirada e o iogurte, misturando até que fique homogêneo. Não bata excessivamente a mistura.
Despeje em uma forma do tipo Bundt untada com desmoldante ou untada e enfarinhada. Leve ao forno e asse por aproximadamente 1 hora, ou até que esteja assado.
Retire do forno, deixe esfriar 10 minutos, desenforme e deixe esfriar totalmente.
Para a calda :
70 g de água
70 g de suco de limão
125 g de água
Misture tudo e leve ao fogo até ferver. Desligue e deixe esfriar. Despeje sobre o bolo cuidadosamente e aguarde a calda ser absorvida pelo bolo antes de cortar.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Fazendo um doce para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.