Bolo de cenoura americano
As confeitaria novaiorquina tem um repertório vasto de delicias, mas para mim poucas receitas tem tanta identidade quanto o Carrot Cake. Não é uma receita exclusivamente novaiorquina. É na verdade popular no país inteiro, mas aqui ela aparece em praticamente todos os cafés e padarias e as vezes até como sobremesa nos restaurantes.
Fazer um bolo com cenouras não é propriamente uma inovação.Há versões europeias, como o Rüblitorte ( que já apareceu por aqui), e nosso amado bolinho de liquidificador com calda de chocolate. Talvez o antepassado mais remoto, primeiro de todos os bolos de cenoura tenha sido o gajar halwah, um doce indiano milenar feito com cenouras raladas caramelizadas com especiarias e açúcar ( que também foi uma invenção indiana) . Na Europa medieval era famoso um “pudding” de cenoura servido no meio dos banquetes e dizem que George Washington servia bolos de cenoura em todos os jantares na sua casa. A receita americana certamente evoluiu de uma versão mais moderna europeia, talvez a que apareceu nos primeiros livros de receitas franceses.
Se você nunca fez uma receita de carrot cake, aviso que a massa é bastante densa e úmida. Há muitas versões e eu já postei no Instagram a versão que eu publiquei na Enciclopédia dos Bolos.(Que inclusive produz uma massa muito gostosa e fácil de trabalhar). A versão que eu trago hoje é mais densa ainda. Ela é quase uma torta, e leva flocos de coco que dar um sabor irresistível. Além das especiarias, aqui em Nova York é comum encontrar bolos com pedacinhos de abacaxi em calda, coco e até mesmo damasco.Eles contribuem para uma massa ainda mais rica e saborosa.
Outro detalhe deste bolo é que eu recomendo assar a massa em duas formas e simplesmente fazer um sanduíche na hora da montagem: um bolo, uma camada de cream cheese e a outra massa. Feito isso, passamos para a decoração :)
360 g de farinha de trigo
10 g de fermento em pó
5 g de bicarbonato de sódio
5 g de canela em pó
100 g de nozes pecans em pedaços
70 g de uva passa clara
400 g de açúcar
5 g de extrato de baunilha
4 ovos
200 g de óleo vegetal
100 g de coco ralado em flocos, úmido e adoçado
200 g de cenoura ralada na parte fina do ralador
Peneire a farinha com fermento, bicarbonato e canela e reserve. Bata óleo, açúcar e ovos com um batedor de arame até homogeneizar . Junte a farinha peneirada e em seguida as cenouras, coco, uva passa e nozes. Misture tudo até homogeneizar e despeje em duas formas redondas de 20 ou 22 cm de diâmetro. Leve ao forno a 180 graus até que esteja assado, o que leva aproximadamente 50 minutos. Retire do forno, deixe esfriar completamente antes de rechear e cobrir.
Recheio e cobertura:
250 g de cream cheese em temperatura ambiente
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
500 g de açúcar de confeiteiro
10 g de extrato de baunilha
Bata a manteiga com o cream cheese até homogeneizar. Acrescente a baunilha, misture bem, e em seguida o açúcar , batendo até obter um creme homogêneo e liso. em dias muitos quentes, Leve a geladeira por meia hora para que ele fique mais encorpado e fácil de trabalhar.
Espalhe uma porção no bolo assado e frio, cubra com o outro bolo e espalhe o creme na alterais e topo. Decore com coco em flocos.
xvv