Eu chamo este bolo de Torta Preguiçosa de abacaxi, porque foi a forma como o conheci. A receita estava em uma das milhares de revistas de culinária que minha mãe colecionou a vida toda, e muitas vezes fizemos a receita, que sempre foi um sucesso.
Fui dar um Google com este nome e acabei encontrando outros doces, que nada tinham a ver com a receita da minha mãe. Para todos os efeitos, hoje em dia ele é conhecido como Bolo invertido de abacaxi.
A ideia não é nova. Por volta do século XIX já começaram a aparecer receitas em que frutas era caramelizadas no fundo da forma e depois uma massa doce completava a receita.
Este bolo especificamente tem a origem exata difícil de ser traçada, mas também uma história curiosa: Por volta de 1920 abacaxi em calda era um item comum e popular nos Estados Unidos, e a empresa Dole ( que existe até hoje) resolveu criar um concurso culinário usando o ingrediente.
A receita vencedora foi a envidada pela Sra Davis, de Norfolk, Virgina: um bolo invertido de abacaxi feito em uma frigideira de ferro, com método parecido com a tarte tatin: fruta cozida e caramelizada na frigideira com açúcar e manteiga que depois eram cobertas com uma massa amanteigada e tudo ia para o forno. Com a massa assada, a frigideira era invertida em um prato e o bolo servido. Fato curisoso é que mais de 2000 candidatos mandaram versões da mesma receita, o que mostra que a ideai em si já era muito popular nos Estados Unidos. A empresa Dole resolveu investir pesado em anúncios e artigos divulgando os produtos e nos anos 50 e 60 esta era uma das receitas de bolos mais populares nos lares americanos.
Por aqui imagino que a receita veio através dos livros e revistas que buscavam referencias e inspirações nas receitas de fora e também virou um clássico. Faz pouco tempo chamou a atenção das novas gerações ( e deixou as velhas com água na boca) quando uma versão super apetitosa apareceu no BBB.
Para a forma:
35 g manteiga
50 g mascavo
1 lata abacaxi em calda
Corte as fatias de abacaxi em 4 pedaços e corte cada um longitudinalmente, para obter assim dois pedaços mais finos do abacaxi. Desta forma será possível cobrir todo o fundo da forma e as frutas ficarão caramelizadas de forma homogênea, alem de contribuir para o acabamento do doce.
Derreta a manteiga, espalhe no fundo de uma forma de 22 cm de diâmetro e em, seguida polvilhe o açúcar mascavo. Disponha os pedaços de abacaxi ema Alda formando um circulo concêntrico. Reserve enquanto prepara a massa
Para a massa do bolo:
200 g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
200 g de açúcar
3 ovos
360 g de farinha de trigo
10 g de fermento em pó
250 g de leite integral
5 g de extrato de baunilha
Peneire a farinha com o fermento e reserve. Bata a manteiga, açúcar e baunilha na batedeira em velocidade média até obter um creme aerado. Acrescente os voos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Junte e a farinha peneirada com o fermento, alternando com o leite. Não bata excessivamente a massa neste momento, apenas o suficiente para homogeneizar. Cuidadosamente, disponha sobre os abacaxis, tomando cuidado para não deslocar as frutas. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 1 hora, ou até que o bolo esteja assado. Retire do forno, deixe esfriar 10 minutos e inverta no prato em que irá servir. Deixe esfriar totalmente antes de cortar.
Ficou linda da maneira que vc dispos o abacaxi e com certeza apetitosa ...🙏🙏🌹😘😘