Chocolate e coco são dois ingredientes que na minha opinião combinam de forma soberba. Pensando friamente, pode parecer improvável: Ambos gordurosos, ambos cheios de personalidade, como é possível que um não se sobrepões ao outro? Será que é só a minha memória afetiva, lembrando tanto do chocolate como dos bolos gelados que sempre fizeram sucesso nas festinhas infantis? Ou será que eles tem tudo a ver mesmo?
Não sei responder. O fato é que estava no supermercado, ( coisa que eu amo fazer) e me encantei com uma pacote enorme de coco em flocos que vi por aqui. Na hora já pensei em fazer um bolo de chocolate com coco, mas isso já faz dois meses. Neste meio tempo fui tendo outras ideias, e ele foi ficando no fundo do armário, até que na semana passada lembrei dele e do bolo.
Comecei a pensar na receita e cheguei a conclusão que eu adoraria que ela tivesse um algo a mais, que trouxesse alguma novidade. E fui muito influenciada pelos bolos divinos que eu ando comendo por aqui. Reparei que um truque frequente usado pelos bons chefs americanos é acrescentar muitas camadas de sabor e textura, deixando o resultado final muito rico. Desta vez eu acrescentei uma camada de creme crocante feito com feulletine.
O feulletine é um ingrediente mágico. São pequenas lascas de massa folhada caramelizada, super crocante e delicioso. O único detalhe é que não pode ser misturado a nada que contenha água, porque amolece e perde a graça. O pulo do gato, literalmente é mante-lo em meio gorduroso, onde consegue ficar crocante e entregar textura por pelo menos 2 dias. Pensando nisso, fiz uma farofinha de nozes com mascavo e ficou muito bom! O coco entrou em um bom e velho beijinho, de leite condensado e gemas, como antigamente.
Depois de tanto sabor, cor e textura, o acabamento é um simples buttercream de baunilha, que pode ou não ser finalizado com muito coco fresco ralado. Perfeito!!!
Para a massa:
125 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
250 g de açúcar
3 ovos
100 g de leite
100 g de óleo
160 g de farinha de trigo
70 g de cacau em pó
5 g de fermento em pó
Misture leite e óleo e reserve. Misture farinha, fermento e cacau e reserve.
Coloque a manteiga na batedeira com 1 gema e bata até obter um creme fofo e leve. Acrescente mais um dos ovos e bata bem até ficar homogêneo. Continue batendo e acrescenta a clara restante, e o último ovo, sempre batendo até ficar completamente homogêneo. Desligue a batedeira e acrescente alternadamente a mistura de farinhas e a mistura de leite e óleo, misturando até homogeneizar.
Despeje em duas formas redondas de 15 cm de diâmetro, untadas com desmoldante, e leve ao forno a 180 graus por aproximadamente 40 minutos até que esteja assado.
Retire do forno, deie esfriar 10 minutos, desenforme e deie esfriar totalmente.
Recheio de coco
1 lata de leite condensado
75 g de coco ralado seco
2 gemas
Misture tudo e leve ao fogo mexendo constantemente por aproximadamente 5 minutos, até ferver e começar a descolar dos lados e do fundo da panela.
Desligue e deie esfriar.
Recheio crocante
65 g de nozes tipo pecan
15 g de açúcar mascavo
15 g de feulletine
10 g de óleo de sabor neutro
Bata as nozes, o açúcar e o óleo no processador até ficar como uma farofa. Desligue e junte o feulletine, misturando bem. Se não conseguir bater no processador por conta da quantidade, também funciona cortar as pecas com a faca em uma tábua, em, laminas bem finas e depois misturar tudo.
Reserve
Montagem:
Corte cada bolo no meio pelo sentido horizontal .
Monte o bolo alternando massa, calda básica , recheio de coco, um pouco da farofa e massa novamente.
Leve o bolo à geladeira por 2 horas para firmar e faça o acabamento com buttercream de baunilha ou chantilly.
Simplesmente divino❤🙏🙏