Férias: Tem bolo de milho especial para o lanchinho !
Julho começa trazendo as férias escolares e com elas, muitas crianças em casa no maior pique! E dá-lhe inventar mil e uma atividades, e por aqui uma das preferidas é organizar pic nic com os amigos do prédio. Frutas, pão de queijo, suco, pipoca e sempre um bolinho, momento mais aguardado por todos.
Eu adoro fazer bolos para os pequenos, e aqui em casa o favorito é cenoura com cobertura de brigadeiro.Mas com a frequência de lanchinhos coletivos nas ferias ( praticamente todo dia!), acho importante buscar opções que sejam mais nutritivas e mais leves no quesito açúcar refinado.
Um tempo atrás, sendo entrevistada em um podcast, eu disse que não acreditava no conceito de “doce saudável”. Disse que saudável é nosso hábito, não a receita em si, coisa que eu ainda acredito.Mas como comentei, se a ideia é que eles comam com mais frequência, acredito também que vale a pena caprichar em uma receita que evite muita gordura ou muito açúcar.
Gosto muito do conceito de receita funcional, que pelas minhas pesquisas tem a ver com um alimento de alto valor nutritivo, com o acréscimo de ingredientes que vão alem do básico. Neste sentido a receita tem a aveia e o milho em uma quantidade significativa, produzindo um bolinho que não é só gostoso. Voce sabia que o conceito de alimento funcional pode ter se inspirado no Japão do inicio dos anos 80, quando surgiu a classificação FOSHU ( acrônimo para Foods for Specified Health Use), reconhecendo alguns alimentos com maiores benefícios à saude.
O bolinho de milho desta semana se vale do açúcar natural do milho para já ficar docinho e saboroso, e leva apenas um pouco mais de mel na massa. Ela é enriquecida com farinha de aveia para ficar mais nutritiva e um pouco de coco ralado para dar sabor e fibras. A receita é da nutricionista Jessica Cazatti, e eu tive a chance de experimentar em um evento em que ela cozinhou ao vivo. Além de realmente gostoso, é bem fácil de fazer, e por aqui o Bernardo resolveu ajudar.
A massa é feita com óleo de coco, mas testei com outros óleos vegetais como milho e funcionou também. Fique a vontade para adaptar ao que tiver em casa.
Uma dica para servir é acompanhar com mais mel ou calda de agave, (como se fosse uma calda acompanhando o bolo) especialmente se o paladar da sua casa for mais exigente neste sentido.
165 g de milho verde cozido ( pode ser de lata ou espiga)
140 g de farinha de trigo. ( A receita pede farinha integral. Como eu não tinha, usei farinha comum)
50 g de farinha de aveia
80 g de leite vegetal ou leite comum ( equivalente a meia xícara)
2 ovos
50 g de óleo de coco
75 g de mel
25 g de coco ralado
5 g de fermento em pó
Bata no liquidificador o milho com óleo,mel, leite e ovos. Em outra tigela coloque as farinhas, o coco e o fermento. Despeje a mistura do liquidificador, e mexa ate ficar bem homogêneo. Coloque em uma forma de bolo pequena ( eu usei uma de 18 cm de diâmetro ) e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até que esteja assado.
Sirva acompanhado de mais mel a gosto.