Fondue de Chocolate
No último domingo eu vi a previsão do tempo para a semana e com uma baita frente fria chegando, comecei pensar em sobremesas “quentinhas”… De repente me dei conta que ainda não tinha feito nenhuma versão de fondue por aqui, coisa que eu amo, e que acho que sempre cai muito bem nos dias frios. Antes de trazer versões mais criativas ou elaboradas, achei que caberia bem o básico fondue de chocolate.
Se você me acompanha há algum tempo já deve saber que eu sou muito fã de um básico bem feito, e aqui não é diferente. A aparente simplicidade, tão característica de qualquer fondue, no caso da versão doce esconde alguns truques que fazem muita diferença. Minha receita é inspirada em uma versão que aprendi ainda criança, quando assistia todos os programas de TV possíveis e vi um chef francês explicando que para fazer um bom fondue, era importante acrescentar chocolate em pó e leite na receita, garantindo sabor inigualável e uma mistura mais resistente ao calor. Algumas receitas de fondue são apenas ganaches aquecidas, o que alem de não ter sabor marcante, pode facilmente queimar depois de algum tempo na panelinha. Passei os últimos dois dias atrás da receita original, ( até minha mãe entrou na busca, vasculhando os cadernos antigos) mas ela se perdeu para sempre… A sorte é que eu fiz tantas vezes que tinha uma boa ideia do que colocar. Fiquei bem feliz com o resultado, e resolvi compartilhar com você.
Mas antes, que tal um pouco de historia? A do fondue é maravilhosamente rica…
O clássico fondue de queijo é uma daquelas pérolas que nascem da criatividade aguçada por um cenário de certa escassez: Ninguém sabe ao certo quando, mas durante a Idade Média camponeses suíços tiveram a brilhante ideia de derreter pedaços endurecidos de queijo ( sobras) com a ajuda de vinho, comendo a mistura com pedaços de pão. Nascia assim uma especialidade suíça apreciada no mundo inteiro. O primeiro registro escrito da receita apareceu em 1699, em Zurique, como “Queijo derretido com vinho e pão”. Mais tarde, no início do século XX, a Schweizer Käseunion, ( Associação Suíça do Queijo) começou uma campanha para promover a receita como o “prato nacional suiço”, como “La fondue”.
Por outro lado, a versão de chocolate foi inventada por um chef suíço, mas nos Estados Unidos! Dizem que Konrad Egli criou esta receita nos anos 60, como uma sobremesa para seu “Chalet Suisse”. O reastaurante trazia muitas receitas da autência gastronomia Suíça para Manhattan e contava com uma legião de fãs. Além de pratos tradicionais, o chef adorava inovar, e de vez em quando criava versões de receitas antigas adaptadas ao paladar americano. Dizem que seu primeiro fondue de chocolate foi feito com creme de leite fresco, chocolate Toblerone e Kirsh, uma aguardente de cerejas. Isso mesmo, Toblerone! Nada de chocolate meio amargo… (?)
Pesquisando mais a fundo, achei uma matéria muito interessante em que um jornalista refletia que talvez nos anos 60 o chocolate Toblerone não fosse tão doce como é hoje e que provavelmente o resultado fosse outro. Fato é que achei no mínimo curioso descobrir que o primeiro fondue de chocolate foi feito com chocolate ao leite. Há quem defenda também que licor de laranja é imprescindível na receita, mas eu acho que ele acaba brigando com o chocolate e prefiro não colocar .
Por fim, uma dica importante: Há vários modelos no mercado de panelas de fondue pequenas e apropriadas para a versão de chocolate. Uma pequena vela que nem ao menos aquece o creme de chocolate mas também não o queima, entra no lugar do fogareiro tradicional, sendo suficiente para garantir o charme no serviço.
Por fim, um último esclarecimento: embora o fondue seja em francês conhecido como “ “La fondue”, e seja substantivo feminino, em português a forma mais correta é mesmo “O fondue”.
250 g de chocolate meio amargo (60–70% cacau), picado
50 g de chocolate ao leite
200 g de creme de leite fresco
100 gde leite integral
35 g de chocolate em pó
25 g de manteiga sem sal
1 pitada de sal (realça o sabor do chocolate)
Em uma panela pequena, aqueça o leite e o creme de leite fresco em fogo baixo, até começarem a ferver levemente (não deixe ferver forte).
Adicione o chocolate em pó aos líquidos quentes e misture bem com um fouet até ficar homogêneo.
Junte os chocolates picados (meio amargo + ao leite) e mexa lentamente até derreter completamente e a mistura ficar lisa e brilhante.
Adicione a manteiga e a pitada de sal. Mexa até incorporar tudo.
Transfira para uma panela de fondue aquecida ou ramequin com vela. Mantenha em fogo bem baixo.
Sirva com frutas e pedaços de biscotti.