Até a antevéspera do dia 21 eu não ia fazer absolutamente nada no meu aniversário. Mas, domingo de manhã comecei a animar e achei que não poderia passar em branco. Nada muito ambicioso, apenas um jantar mais caprichado em família, mas que fosse especial.
Como não havia tempo para muito trabalho, a primeira coisa foi definir um cardápio fácil, e acima de tudo rápido. Ia sair para fazer compras na segunda, já dia 21, de manhã. Então, sem tempo para deixar nada de véspera, marinando ou de molho.
Começando pela entrada, lembrei da famosa salada italiana da chef Nancy Silverton. Americana com formação européia, se destacou quando integrou a equipe do chef Wolfgang Puck para a abertura do Spago, como confeiteira. Lançou seu primeiro livro e sua carreira decolou. É muito reconhecida por seus pães, sendo mestre na arte da fermentação natural, e no final dos anos 80 abriu seu primeiro restaurante.
A salada da chef combina alface americana, radicchio, tomate cereja e grão de bico. Para completar, pedacinhos de salame e queijo provolone, que dão um toque salgado surpreendente. Eu faço uma versão adaptada, com menos tempero, já que ela também alho cru no molho e pepperoncini que deixam tudo mais intenso. Se você procurar, vai encontrar várias versões da receita dela na internet, e fique a vontade para criar a sua.Nem preciso dizer que é possível ( e fica delicioso) fazer uma versão vegana, ainda mais agora que encontramos até embutidos Plant based com mais facilidade.
Como prato principal, optei por uma receita inspirada na viagem: Penne Salmone alla Vodka. Este é um prato italiano super anos 80, que caiu no esquecimento e agora tem aparecido por ai. Outro dia vi no cardápio do Pecorino em São Paulo e na Suiça está em todos os restaurantes italianos que eu fui. Comi bastante e adorei, encontrando várias versões também. Dizem que a primeira receita de molho de pasta com vodka teria aparecido no livro de receitas L’Abbuffone, do grande ator italiano Ugo Tognazzi. Na ocasião, nada de salmão: Era um molho de tomate que tinha vodka como ingrediente secreto. Fato é que ficou bom e variações foram surgindo, até chegarmos à versão com molho branco e peixe, que escolhi.
A vantagem é que não é uma receita comum, tem presença na mesa e é facílimo de fazer. Como o salmão descongela super rápido, você consegue comprar tudo no dia e fazer quase na hora de servir. ( Inclusive, quanto mais fresco, melhor!) Falando no salmão, fiz ,minha receita usando tanto o fresco como o defumado. Claro que você pode usar apenas salmão defumado, o resultado é ainda melhor , embora a receita fique bem mais cara.
Uma dica preciosa que vale para peixes frescos em geral: Banho na salmoura.
Eu aprendi esta técnica com o célebre Juan Roca, em pessoa. ( sim, o super chef do “El Celler de Can Roca”), em uma aula que aconteceu em Lisboa.Experimentei uma vez e virou uma regra para mim! Qualquer peixe fica fantástico
Para fazer em casa, basta preparar uma salmoura com 5 copos de água pura e 1/2 copo de sal de cozinha. Misture bem, e mergulhe o peixe por um a dois minutos ( não deixe de molho!) nesta mistura. Retire , não enxágue, e seque cuidadosamente. Em seguida, envolva os pedaços de peixe com azeite e siga a receita. Provavelmente você não precisará acrescentar mais sal no peixe durante o preparo da sua receita.
Para a sobremesa, eu queria leveza! E também achei melhor dar um tempo no chocolate, porque nos últimos 15 dias mergulhei no universo do chocolate suíço e dei uma enjoada.Chegando no supermercado, encontrei morangos imensos e muito vermelhos e ainda tem cereja importada e isso me lembrou do casamento perfeito que estas frutinhas fazem com pistache. Arrematei com uma dacquoise bem levinha e já tinha na cabeça a sobremesa que iria fazer.
Vamos as receitas?
Salada Italiana
1 cabeça de alface americana
1/2 cabeça de radicchio rosso
200 g de tomate grape cortado ao meio
200 g de grão de bico cozido ( pode ser em lata), temperado com azeite e sal
200 g de queijo provolone em cubinhos bem pequenos
100 g de salame italiano em fatias , cortados em tiras finas (dica: use uma tesoura de cozinha para isso)
1/2 xícara de azeite
1/8 xícara de vinagre balsamico
sal a gosto
Lave as folhas, seque-as bem e rasgue com as mãos. Reserve
No momento de servir misture o azeite com o vinagre balsâmico. Coloque sal a gosto e um pouco de pimenta do reino moída na hora. Reserve.
Misture os ingredientes da salada, regue com o molho, mexa bem e sirva imediatamente.
Penne Salmone alla Vodka
1 pacote de 500 g de macarrão tipo penne grano duro
80 g de salmão defumado
350 g de salmão fresco em filé, sem pele.
500 ml de creme de leite fresco
1 abobrinha italiana pequena
1/2 cebola picada em pedacinhos
1/4 xícara de vodka
1/2 xícara de azeite
sal e pimenta do reino a gosto
Corte a abobrinha em rodelas finas e em seguida corte cada rodela em 4 pedaços. Coloque parte do azeite em uma frigideira de fundo grosso e salteie a abobrinha por 3 minutos, temperando com sal e pimenta do reino. Retire da panela e reserve. Aqueça água abundante em uma panela funda para cozinhar a massa. Deixe ferver e tempere com sal. Na mesma panela em que refogou a abobrinha, coloque mais azeite e adicione a cebola . Refogue ate dourar e em seguida acrescente o salmão fresco e o restante do azeite.Deixe dourar dos dois lados, tempere com sal e pimenta do reino e quando o salmão começar a soltar lascas, acrescente o salmão defumado. Coloque o macarrão para cozinhar na panela com água.Na panela com o salmão, acrescente a vodka e deixe evaporar, e em seguida junte o creme de leite. Deixe ferver alguns minutos até engrossar um pouco. Escorra a massa, transfira para a panela com o molho, acrescente a abobrinha , mexa bem. Verifique sal e pimenta e sirva.
Dacquoise pistache frutas vermelhas
Para a massa:
90 g de farinha de amêndoas
80 g de açúcar de confeiteiro
20 g de farinha de trigo
5 claras
50 g de açúcar refinado
Coloque a farinha de amêndoas em uma forma e leve ao forno a 160 graus por aproximadamente 8 minutos, até que comece a dourar ligeiramente. Retire do forno e deixe esfriar. Misture a farinha de trigo e o açúcar de confeiteiro .Coloque as claras na batedeira e comece a bater. Quando começar a espumar, junte o açúcar aos poucos, batendo continuamente, até obter um merengue brilhante. Retire o bowl da batedeira, e com a ajuda de uma espatula, junte os ingredientes secos, peneirando e fazendo movimentos de baixo para cima. Despeje a massa em uma forma redonda de fundo falso, de 25 cm de diâmetro, untando apenas o fundo ( e não a lateral da forma). Leve ao forno a 180 graus e asse até que esteja seco na superfície e ligeiramente dourado. Retire do forno e deixe esfriar.
Creme de pistache
250 g de leite integral
3 gemas
65 g de açúcar
20 g de amido de milho
200 g de creme de leite fresco
2 folhas de gelatina sem sabor
50 g de pasta pura de pistache
1 fava de baunilha
Aqueça o leite com a fava de baunilha aberta até ferver.Desligue e deixe amornar. Coloque as folhas de gelatina de molho em agua fria para hidratar.Bata as gemas com açúcar e junte o leite ainda quente, batendo vigorosamente. acrescente amido e leve ao fogo mexendo constantemente até engrossar. Retire do fogo, adicione as folhas de gelatina já hidratadas e bem espremidas e deixe esfriar. Junte a pasta de pistache, mexa bem e em seguida acrescente o creme de leite fresco batido em chantilly. Despeje sobre a massa já assada e fria e leve a geladeira até firmar.
Montagem:
750 g de frutas vermelhas variadas ( usei morango e cerejas frescas, mas tenho certeza que framboesas ficariam perfeitas)
Lave as frutas, seque bem e disponha sobre o creme. No caso das cerejas, corte ao meio e retire o caroço. Se desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro.
Oí Otavia amada que delicia de jantar!! Já vou separar as receitas para fazer qq dia!!
Meus parabéns pelo seu aniversário, muitas bençãos sempre!! Um beijão da Cris!!❤️
Maravilhoso!