Mississipi Mud Pie
Se você me acompanha faz algum tempinho, já deve ter dado para notar que a confeitaria americana é uma enorme fonte de inspiração para mim. Eu amo o estilo caseiro e despretensioso, os sabores sempre bem definidos e a simplicidade técnica.
O doce escolhido para esta semana preenche todos os requisitos acima, sendo talvez a torta de chocolate mais gostosa que eu conheço. Uma tradução livre do nome poderia ser “Torta de Lama do Mississipi”, o que não parece muito sedutor…Mas com um pouco de pesquisa fica fácil entender o porque do nome: A receita teria se originado por volta dos anos de 1920, no estado americano homônimo, talvez a partir de uma receita caseira de torta de chocolate.
Um belo dia alguém relacionou o aspecto da torta com um habito curioso dos locais: Quando o rio Mississipi estava na época de seca, que coincidia com o verão, e a temperatura batia os 40 graus , os moradores dos arreadores se sentavam nos diques e colocavam os pés na lama que se mantinha fria, comendo melancias para aliviar o calor.
Fato interessantíssimo é que há inúmeras variações da torta.E não se espante se você ao frequentar um dinner americano, encontrar uma versão que nem tem tanto a ver com a minha.Ela vai desde massa de biscoito com recheio de pudim semi pronto, até versões de pâte sucrée e recheio de creme de chocolate assado ( que é do jeito que eu gosto)
A receita em si é bem simples, e a parte mais trabalhosa será abrir a massa na forma de torta. Se você não tiver muita experiência nisso, minha dica é o truque do saquinho plástico: abra um saco plástico ( daquele de congelar alimentos) pelas laterais e disponha-o sobre a bancada. Coloque a massa e por cima, outro saquinho aberto. ( você terá um “sanduíche” de plástico, massa e plástico. Feito isso, comece a abrir com o rolo, sempre pressionando delicadamente e verificando se nenhum pedaço da massa está grudando na bancada. Ao atingir o tamanho desejado, retire o plástico de cima, e com o apoio do plástico de baixo transfira-a para a forma, virando-a para que a massa fique em contato com o fundo da forma e retirando o plástico cuidadosamente.
Para a massa:
250 g de farinha de trigo
25 g de cacau em pó
135 g de manteiga sem sal
40 g de açúcar
10 a 25 g de água fria
Peneire farinha e cacau, misture o açúcar . Coloque a manteiga no centro, e comece a trabalhar com a ponta dos dedos misturando com as farinhas, até obter uma farofa. Acrescente a água aos poucos , colocando água suficiente apenas para unir a massa e torna-la homogênea. Leve para gelar por 20 minutos, e depois abra em uma forma de torta de fundo removível com medidas de aproximadamente 22 a 25 cm de diâmetro. Leve ao freezer e congele. Na hora de assar, preaqueça o forno a 200 graus e leve a massa do freezer para o forno, sem descongelar. Deixe assar por 10 minutos, ou até que ela se torne opaca. Retire do forno, abaixe a temperatura para 160 graus e prepare o recheio.
Para o recheio e decoração :
165 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
250 g de açúcar mascavo
4 ovos
25 g de cacau em pó
150 g de chocolate meio amargo derretido
300 g de creme de leite fresco para o recheio
200 g de creme de leite fresco bem gelado para a decoração
25 g de açúcar para a decoração
Bata a manteiga com o açúcar com a ajuda de uma fouet. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo até misturar bem. Junte o cacau, o chocolate derretido, misture tudo e por fim acrescente o creme de leite fresco. Despeje na massa de torta previamente assada e volte para o forno por aproximadamente 50 minutos.
Bata o creme de leite da decoração em ponto de chantilly junto com o açúcar.
Retire do forno, deixe esfriar e decore com chantilly e raspas de chocolate meio amargo.