Esta receita está em toda parte (na internet) estes dias e eu não resisti em criar minha versão. Muitas vezes esta newsletter bebe da fonte de ideias que é a internet, e eu não passo vontade: Se vejo alguma coisa que me dá água na boca, corro para cozinha.
Na origem o “monkey bread” americano é herança dos imigrantes húngaros na America, e muitas vezes é feito com sobras de bolos ou pães doces, que misturados a uma ganache, chantilly ou creme ganham novo fôlego e não vão para o lixo. Há versões também com massa de pão, colocada em pedacinhos em uma forma, com caramelo ou açúcar. Na versão viralizada, alguém teve a brilhante ideia de acrescentar maçã e canela, talvez porque nos Estados Unidos estamos no outono e estes sabores combinam muito bem.
É fácil de fazer e acaba tendo visual dos mais impactantes. Fora que é divertido se servir, puxando bolinhas de massa com garfo, que se soltam facilmente e levam consigo inúmeros pedacinhos de maçã deliciosamente caramelada.
Massa
1 pacote de fermento para pão seco ( 10g)
220 g de leite integral morno
45 g de açúcar
520 g de farinha de trigo
2 ovos
40 g de óleo
1/2 colher de chá de sal
Misture o fermento com 400 g da farinha de trigo, sal e açúcar no bowl da batedeira. Aqueça o leite até amornar e junte óleo e ovos, batendo com garfo. Coloque tudo na batedeira e ligue em velocidade baixa, batendo até a massa ficar homogênea.vá acrescentando a farinha restante aos poucos, se necessário, até obter uma massa que não grude nas mãos. Coloque em uma tigela untada com óleo vegetal e deixe crescer por aproximadamente 1 hora e meia, até dobrar de volume. Enquanto isso, prepare as maçãs.
Para o acabamento
1 kg de maça gala
5 g de suco de limão
100 g de manteiga sem sal
8 g ( 1 pacote ) de canela em pó
100 g de açúcar
40 g de açúcar mascavo
Glacê
100 g de açúcar impalpável
20 g de leite integral
Descasque e corte as maçãs em cubos bem pequenos. Coloque em uma frigideira com 20 g de manteiga , suco de limão, o açúcar mascavo e duas pitadas da canela. Deixe cozinhar em fogo forte até as maçãs amolecerem. Desligue e deixe esfriar.
Montagem
Derreta as 80 g restantes da manteiga do acabamento. Misture as 100 g de açúcar com a canela restante.
Divida a massa em 4 porções e cada porção em 10 pedaços. Modele com as mãos formando aproximadamente 40 bolinhas pequenas de massa. Unte uma forma de buraco no centro, funda e com aproximadamente 24 cm de diâmetro com desmoldante.
Passe as bolinhas ligeiramente na manteiga derretida e em seguida no açúcar com canela e faça uma camada de bolinhas no fundo da forma. Coloque uma porção de maça caramelada e continue alternando bolinhas de massa e maçãs até completar a forma, terminando com as bolinhas.Deixe crescer novamente por aproximadamente 45 minutos e leve ao forno preaquecido a 180 graus assando até que cresce e fique dourado, o que leva cerca de 50 minutos. Retire do forno, desenforme e sirva morno.
Se preferir, acompanhe com glacê: Misture o açúcar impalpável com o leite e despeje sobre o pão.
Bom dia..Otavia por favor eu gostaria de saber se para fazer a massa a mão é o mesmo processo...minha batedeira não bate massa...posso usar o açúcar de confeiteiro no lugar do implacável.. Mt obrigada pelo carinho 😘🌷🙏🙏🙏
Que delícia..eu imagino o aroma pela casa ..vc é D +++++...Mt obrigada. 😘😘🌷