E tem espaço para mais uma sobremesa no dia do Natal ? Se for para aproveitar aquele pedaço do panetone mais sensacional do universo que sobrou e ressecou, com certeza!
Panetone bom é panetone macio, úmido e perfumado. Mas esqueça ele aberto e descoberto por aí que vai perder todo o encanto. Ressecado, endurece e fica até meio pesado.
O que fazer neste cenário? Como jogar fora não é uma opção, comecei a pensar em formas de resgatar o sabor perdido.
O Panetone é um pão doce e muito rico que na minha opinião tem algumas semelhanças com o brioche. Porque não transformá-lo em um pain perdu, receita das mais antigas , que transforma pão amanhecido na coisa mais maravilhosa do mundo.
Sabia que os primeiros registros do que viria a ser o pain perdu apareceram na Roma Antiga? Apicius já trazia uma receita em que pão seco era mergulhado em leite e ovos e frito em óleo quente. A fritura em óleo é característica da rabanada, versão que começou em Portugal e se popularizou no Brasil na época do Natal.
Eu prefiro a versão francesa , em que as fatias de pão são ligeiramente tostadas em manteiga derretida e servidas ou com creme de baunilha ou frutas.
Na minha receita, usei sobras de panetone de chocolate e combinei com sorvete de creme e compota de pêras . A ideia da fruta é criar uma harmonia com a riqueza do panetone, trazendo frescor e um pouco de acidez. Não tem pera? Pode fazer com a fruta que estiver disponível. Ficaria maravilhoso até mesmo com o abacaxi que sobrou da ceia
Fatias de panetone seco ( importante: não use panetone fresco, ele vai desmanchar.
1 ovo
200 ml leite integral
25 g de açúcar
25 g de manteiga sem sal
2 pêras macias porém firmes
Suco de 1 laranja pera
100 ml de vinho branco doce
25 g de manteiga sem sal
20 g de açúcar
Misture o leite com as primeiras 25 g de açúcar e o leite integral
Coloque 25 g de manteiga sem sal na frigideira e deixe derreter
Mergulhe rapidamente as fatias de panetone no leite e coloque na frigideira. Deixe dourar, vire do outro lado e deixe dourar
Reserve aquecida
Coloque as 25 g de manteiga restantes em uma frigideira limpa e junte as 20 g de açúcar. Deixe derreter e caramelizar. Coloque a pêra sem casca em fatias e deixe cozinhar um minuto. Junte o suco da laranja e o vinho branco, deixando evaporar o álcool. Cozinhe até reduzir e desligue
Sirva as fatias douradas com sorvete de creme acompanhadas da compota de pera.
Oi Otavia, a receita parece ótima, mas no modo de preparo não vi aonde entra o ovo, se puder esclarecer, te agradeço. Boas Festas e Feliz Ano Novo!
Delicia!!!