Pêssegos em Calda com creme anglaise de pistache.
Hoje a newsletter vem carregada de memórias afetivas: pêssegos em calda! Eu já fiz algumas variações com esta receita que fez parte da minha infância ( e acredito que da de muita gente). Lembro que a compoteira lotada de pêssegos amarelinhos e perfeitos era recorrente na minha casa e tive a sorte de crescer em um ambiente que todo mundo amava cozinhar. Quase sempre o doce era feito em casa, e por isso tinha o charme extra do carocinho. Na versão enlatada, eram sempre metades que invariavelmente eram cozidas demais.
Talvez porque a ideia foi parar na latinha do creme de leite Nestlé, e virou “a” receita de todo almoço de domingo, especialmente quando não havia uma outra opção mais caprichada, a sobremesa caiu no lugar comum, e foi esquecida.
Porém, mundo afora ainda vemos “poached peaches” em versões maravilhosas, e eu os trouxe acompanhados com um creme anglaise com pistache, como você nunca viu.
A receita é simples mas vem carregada de dicas técnicas preciosas, que fazem toda a diferença. Se você não quiser é ter o trabalho de tirar a pele dos pistaches, pode seguir a receita com uma boa pasta industrializada. Um detalhe que merece atenção é o ponto de cozimento dos pêssegos: Se estiverem muito maduros, não deixe muitos minutos no fogo, pois irão desmanchar.
6 pêssegos maduros porem firmes
185 g de açúcar
1 ramo de alecrim
1 receita de creme ingles de pistache ( na sequencia)
Coloque os pêssegos em uma panela pequena, de modo que caibam um ao lado do outro. Cubra com água, coloque o açúcar e o ramo de alecrim. Leve ao fogo medio, deixando cozinhar até que fiquem macios mas não desmanchando. Atenção : Não deixe a calda ferver. Quando levantar fervura conserve em fogo bem baixo.Em geral os pêssegos estarão cozidos em 5 minutos. Desligue o fogo e mantenha as frutas na calda.
Creme ingles de pistache
100 g de pistache natural sem casca e sem sal ou 30 g de pasta de pistache pura
250 g de leite integral
5 g de pasta de baunilha
6 gemas
165 g de açúcar
Coloque o pistache de molho na água fria e deixe na geladeira por 24 horas. com as pontas dos dedos, solte as peles, e escorra a água. Processe o pistache até obter uma pasta.
Para o creme, bata as gemas com o açúcar e a pasta de baunilha. Junte uma pequena porcão do leite aquecido, bata bem e misture tudo em uma panela pequena. Leve ao fogo mexendo continuamente até que comece a levantar fervura. Não deixe ferver para não talhar. Retire do fogo, junte a pasta de pistache e misture bem.
Sirva os pêssegos acompanhados do creme de pistache.