Foi um caso de transmissão de pensamento: Eu já estava preparando um especial de sobremesas de Natal e quando abri a caixa de perguntas sobre o que vocês gostariam de ver por aqui, esta foi uma das primeiras opções! Então, aqui vamos nós de especial de fim de ano, com a primeira sobremesa que imaginei: Profiteroles! Minha versão tem recheio de sorvete de creme e calda de chocolate.
Alem de linda, esta sobremesa é fácil, e é gelada.Considerando que o Natal coincide com o auge do verão no Brasil, acho fundamental que os doces natalinos sejam fresquinhos. Muito se fala sobre a montagem das profiteroles, que idealmente deve acontecer na hora para que as bombinhas não fiquem murchas, mas eu não vejo isso com empecilho.Primeiro porque você pode deixar as bombinhas recheadas no congelador e segundo porque uma outra opção é servir uma sobremesa “interativa”: Você pode colocar uma bandeja das choux assadas e abertas, uns dois ou três potes de sorvete de sabor diferentes e dois tipos de calda e coberturas variadas, como farofa doce, confeitos coloridos... Assim cada um se serve e monta sua sobremesa como achar melhor. Fica super divertido!
A origem do doce pode ser atribuída a Catarina de Medici, quando da sua ida para França para se casar com Henrique II.Ela levou seu Personal chef, Panterelli, que desenvolveu uma chamada “massa quente", que foi aperfeiçoada até virar a massa choux, ou pâte a choux, base das profiteroles. É uma massa cozida, acrescida de ovos, muito úmida e que no forno cresce e se expande formando bolinhas ocas de paredes finas. O segredo do sucesso ao trabalhar com massa Choux é o cozimento, tanto da massa no fogão, quanto no forno.Primeiro, uma mistura de água, leite e manteiga vai ao fogo até ferver, e depois é acrescida de farinha de trigo. Neste momento, a massa precisa ser mexida vigorosamente para que todas as bolinhas de farinha se desfaçam. Em um segundo momento, devem ser assadas adequadamente, pois caso elas fiquem pouco tempo no forno, irão murchar. Feito isso, não há mais mistério.
A receita é grande e serve umas 8 pessoas. A quantidade de bombinhas logicamente vai variar de acordo com o tamanho, mas eu sugiro sempre fazer menorzinhas, ficam mais fofas.
Massa choux
150 g de água
100 g de leite
120 g de manteiga sem sal
150 g de farinha de trigo
6 ovos
Separe 1 ovo que será usado para pincelar as bombinhas.Em uma panela grande, leve ao fogo a água, o leite e a manteiga. Deixe levantar fervura, e despeje toda a farinha, de uma vez só, sem parar de mexer. mexa vigorosamente até a massa ficar homogênea, e as bolinhas de farinhas se desfazerem. Neste momento preste atenção: Assim que a massa ficar homogênea, cozinhe por um minuto, e em seguida desligue, deixando que ela esfrie, e mexendo ocasionalmente. Quando a massa já estiver morna para fria, comece a acrescentar os ovos, um de cada vez. Você vai acrescentar 5 ovos na massa, o sexto ovo é apenas para pincelar as bombinhas.Coloque a massa em um saco de confeitar com bico perle liso e grande, ou apenas no saco descartável e corte a ponta. Pressione pequenas bolinhas de massa em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 200 graus. Asse as bombinhas por aproximadamente 30 minutos, até que estejam douradas e crescidas. Retire e coloque para esfriar em uma grade.
recheio: 1 litro de sorvete de creme
Calda quente de chocolate
100 g de açúcar
30 g de chocolate em pó
60 g de glucose de milho
80 g de chocolate meio amargo em pedaços
25 g de manteiga
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, até que a tinja 100 graus celsius e forme uma calda bem encorpada e brilhante.
Montagem e serviço:
A calda pode ser feita com antecedência, mas deve ser aquecida no momento de servir. AS bombinhas também podem ser assadas com antecedência, mas devem ser recheadas também no momento de servir.Você pode montar em bandejas para que os convidados se sirvam, pode montar em pratos individuais, ou ainda fazer uma pilha de profiteroles e regar tudo com a calda, como fiz na foto.