Você já ouviu falar? Depois do Tiramisù, talvez seja um dos doces italianos mais amados. Sabe aquela receita que está no caderno de toda “mamma” e “nonna” que se preze? O nome engana, porque não é uma sopa e aparentemente não tem nada de tão “inglês” assim… Mas se a gente parar para pensar dá para entender de onde vem o nome aparentemente engraçado.
Minha teoria é que a Zuppa é a variante italiana do Triffle inglês, que pode ser considerado o antepassado dos nossos pavês. O Triffle é feito alternando-se camadas de pão de ló, creme e frutas em geral em compota. Na Italia, a sobremesa (originariamente inglesa, daí o nome), ganhou o apelido de Zuppa porque para ficar realmente boa deve ser muito, mas muito molhadinha!
Os italianos são puristas, e com as receitas das sobremesas não é diferente. A rigor, a Zuppa Inglese é feita com muito licor umedecendo camadas de bolo, e a melhor bebida para fazer isso se chama “alchermes”. Este licor é muito especial e ele deixa um tom rosado característico na Zuppa tradicional. Seu sabor é de especiarias, pois leva cravo e canela na sua formula, tem um toque de frutas e tem uma cor vermelha bem vibrante. Na formula antiga, a cor era obtida pelo uso do inseto colchonilha. A grande Marcella Hazan, na sua obra “Classic Italian Cooking”, a bíblia de receitas italianas da America, dá uma fórmula para substituição : Rum, Cognac, Drambuie e licor de cereja.
Como você ja sabe, eu gosto de simplificar sempre que possível, e como não tinha alchermes em casa, muito menos Drambuie, usei licor de chocolate e abri mão de tingir as fatias de bolo de vermelho. Fica a seu critério usar a bebida que achar mais interessante.
Mas e a personalidade da sobremesa, não se perde com esta troca? Eu acho que não, porque nunca fui muito fã de doces com muito álcool. Prefiro um toque leve. E a receita tem um detalhe que faz toda a diferença e garante a identidade: O creme confeiteiro das camadas é feito “alla italiana”, com o leite aromatizado com casca de limão siciliano. Este detalhezinho deixa a alma da sobremesa tipicamente italiana!
300 g de bolo tipo inglês ( pode usar sua receita favorita ou a que eu vou colocar aqui, que fica perfeita)
150 g de licor de cacau para umedecer o bolo ( na minha versão. Se preferir a versão original, use o licor italiano Alquermes)
4 gemas
500 g de leite integral
100 g de açúcar
15 g de amido de milho
15 g de farinha de trigo
100 g de chocolate meio amargo em pedacinhos
1 pedaço de casca de limão siciliano de aproximadamente 1/4 de limão
250 g de creme de leite fresco bem gelado
40 g de açúcar
Ferva o leite com a casca de limão. Desligue e deixe amornar.Coloque as gemas em uma tigela e junte o açúcar. Bata com a batedeira ate obter uma mistura bem pálida e aerada. Junte a farinha e o amido e bata para misturar. Peneire o leite quente lentamente sobre esta mistura, batendo sem parar, e leve tudo a panela, mexendo continuamente ate a consistência de creme. Desligue, divida o creme ao meio e acrescente 50 g de chocolate picado a uma das porções. Deixe esfriar completamente, cobertos com filme plástico aderido ao creme.
Para montar, bata o creme de leite fresco com as 40 g de açúcar ate o ponto de chantilly.
Em um pote alto ou uma compoteira grande, faça um camada com fatias de bolo, umedeça com o licor e coloque uma camada de creme, que pode ser de chocolate ou não. Continue alternando bolo, licor e creme até acabar. Cubra com o chantilly e decore com o chocolate restante picado. Leve a geladeira e sirva bem gelado.
Para o bolo inglês:
4 ovos
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200 g de açúcar
180 g de farinha de trigo
120 g de iogurte
1 pitada de sal
5 g de extrato de baunilha
5 g de fermento em pó
Peneire a farinha com fermento e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar e a baunilha até obter um creme leve e pálido. Junte os ovos, um de cada vez, batendo continuamente. Acrescente a farinha peneirada com o fermento alternando com o iogurte natural. Mexa só até ficar homogêneo. Despeje em uma forma pequena de bolo ingles untada e leve ao forno a 180 graus até que esteja assado.
Meodeossss sempre quis essa receita!! Obrigada Otavia, por fazer meus dias mais deliciosos e possíveis.